Introdução
A Fotogrametria é a técnica de capturar fotografias métricas, as dimensões e a posição dos objetos de interesse num determinado espaço. Existem vários tipos de fotogrametria, e eles dependem dos equipamentos ou técnica utilizados no processo.
Dentre os tipos de fotogrametria, temos a aerofotogrametria, que é nada mais do que o método de realizar fotografias aéreas para fins de coleta de dados. Tais dados podem ser usados para diversas finalidades, como mapeamento tridimensional, medição de desnível de um terreno, registro de posicionamento de estruturas, dentre outros.
Com o avanço da tecnologia, temos as mais variadas formas de utilizar esse método. Algumas dessas formas são através de avião, helicóptero, balão, VANT (Veículo aéreo não tripulado), drones etc.
Para situações mais estáveis, ou que tenha o objeto de interesse estático, utilizar um drone para coleta de informações se mostra bem mais simples e barato do que muitos outros métodos. O nível de habilidade que se precisa para pilotar um avião é bastante superior ao que é necessário para se pilotar um drone, por exemplo. Sem falar dos custos com combustível, licenças, procedimentos operacionais e toda a comodidade de transporte e manuseio.
Importância na engenharia
Drones vem tomando lugar como um dos equipamentos cruciais que muitos engenheiros utilizam na sua rotina de trabalho. Toda a facilidade que é operar esse dispositivo e a utilidade que ele proporciona em campo faz com que ele venha sendo cada vez mais utilizado.
Inspeções visuais, termografia, mapeamento de estruturas e outros procedimentos que precisem ser feitos em lugares pouco acessíveis, estão sendo facilitadas com o uso de drones.
Utilização em sistemas fotovoltaicos
É bastante comum que sistemas de geração solar sejam instalados em telhados e estruturas altas, ou seja, pouco acessíveis. Dessa forma, drones estão sendo uma ferramenta bastante útil para o auxílio no projeto e instalação nesse tipo de sistema.
Aplicações bastante interessantes são:
- Modelagem 3D de casas ou prédios já na escala correta;
- Geração da topografia do terreno e projeto de terraplanagem para implantação das placas;
- Coleta de fotos mais precisas que de satélite;
- Inspeção da cobertura sem necessidade de subir na estrutura;
- Acompanhamento de obra e inspeção do sistema instalado;
- Verificação termográfica de usinas.