Crescimento da Energia Solar na Zona Rural

O Brasil é um país de território tropical e com muita radiação solar, sendo assim, propício para gerar energia fotovoltaica. Implantar o uso de energias sustentáveis em áreas rurais, que costumam ser distantes e remotas, está crescendo cada vez mais, já que o principal objetivo dos produtores rurais é diminuir os custos de energia e aumentar sua produção, contribuindo com a sustentabilidade.

Vale ressaltar que, a geração da própria energia pode contribuir com uma produção agrícola mais proveitosa, em virtude da economia e da sustentabilidade alcançadas. Isso sem falar na imagem positiva que a sua empresa pode passar a ter. Sendo assim uma solução inteligente para diversos agricultores.

Segundo dados da Associação Brasileira de Solar Fotovoltaico (ABSOLAR), a adesão da energia solar em áreas rurais aumentou mais de 1.300 vezes em cinco anos. Tudo isso é resultado da cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dessa forma, os associados da ABSOLAR podem utilizar a linha de crédito do programa PRONAF, que possui condições especiais para agricultores familiares. Assim, eles podem usar códigos FINAME para vender seus produtos. A ABSOLAR ressalta, ainda, que dessa forma, é possível fechar negócio com os pequenos agricultores oferecendo a eles as melhores condições de financiamento.

Vantagens:

A energia solar além de ser uma fonte de energia totalmente limpa, inesgotável e sustentável possui também outras vantagens para que os produtores rurais optem pela energia solar fotovoltaica, como:

  • Redução de Gastos

É importante salientar que, no campo, os gastos com energia elétrica são maiores. E as tarifas de energia aumentam constantemente, tornando-se maiores que a inflação. Portanto, investir em uma fonte de energia solar é uma excelente opção para reduzir custos.

  • Bombeamento de Água

Também é importante citar que, o sistema para bombeamento de água, baseado em energia solar, é mais limpo se comparado às bombas movidas a Diesel. Além disso, o equipamento não demanda abastecimento por meio de combustível fóssil.

  • A Produção de Grãos

Em relação a esse ponto, a energia solar rural ajuda em diferentes processos, como a secagem e armazenagem de grãos. Também pode ser aplicada em estufas, para otimizar o crescimento de espécies vegetais, e ainda ajuda na colheita mecanizada de grãos.

Como é o processo de instalação?

Os equipamentos necessários para que o sistema On-Grid funcione são: placa e inversor solar, estrutura de fixação, cabeamentos, conectores, disjuntores e outros materiais elétricos, e no caso do Sistema Off-Grid inclui também as baterias. As placas fotovoltaicas podem ser instaladas em coberturas e mesmo no solo. É necessário apenas calcular o tamanho da área necessária para que a energia atenda à demanda da propriedade.

Como é feito o armazenamento da energia solar rural?

O armazenamento de energia solar nas propriedades rurais, tem como finalidade suprir a demanda que nem sempre pode ser atendida pela energia convencional, que normalmente, não é satisfatória nessas áreas.

Um dos sistemas fotovoltaicos mais vantajosos para as propriedades rurais é o Off-Grid. Em regiões mais distantes, o abastecimento de energia pode ser complicado. Assim, esse sistema atua independentemente da rede elétrica, funcionando de forma isolada e com autonomia de abastecimento. Não é necessário pagar taxas à distribuidora de energia elétrica da região e os equipamentos não ficam vulneráveis a falhas de transmissão de energia. Além disso, o sistema conta com um banco de baterias que armazena a energia produzida durante o dia, o que é ideal para o uso à noite ou em dias nublados. Ainda que o investimento nesse sistema seja mais elevado, devido ao seu banco de baterias, a alternativa é viável e traz muitos benefícios.

O que achou de conhecer essas vantagens? Confira já nossos outros posts ou entre em contato conosco para saber mais informações!

Leia mais

Siga nosso Facebook