PARA SUA RESIDÊNCIA
Energia Solar Fotovoltaica
O sistema de Energia Solar Fotovoltaica tem como fonte de energia a luz do sol, e através dela é possível reduzir a conta de energia de forma limpa e sustentável. O sistema é composto basicamente por módulos fotovoltaicos, responsáveis pela captação da luz do sol, gerando energia em corrente contínua, e pelo inversor, responsável por transformar essa energia gerada em corrente alternada, para que assim possamos utilizar em nossos equipamentos.
O potencial da energia solar é excepcional em comparação com todas as outras fontes de energia e, no Brasil, devido as altas taxas de energia cobradas pelas concessionárias e a alta incidência solar, tornou-se extremamente vantajoso e atrativo para os consumidores bem como para o meio ambiente. Não só reduzir os custos com energia, mas também valorizar o imóvel onde o sistema foi instalado.
Modalidades de Geração
Modalidade Geração Própria
Nessa modalidade, a geração está localizada no mesmo endereço que a unidade consumidora, permitindo a Com a Resolução n° 482 da ANEEL, foi criado o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que permite que toda energia gerada que não for consumida pela unidade consumidora possa ser injetada na rede da concessionária de energia. Dessa forma, o consumidor acumula créditos que podem ser utilizados em até 60 meses, de modo que, em um mês em que o consumo for maior que a geração, os créditos serão utilizados normalmente.
Modalidade Autoconsumo Remoto
A Resolução n° 482 da ANEEL também permite que o excedente de energia possa ser compensado em outros imóveis pertencentes ao mesmo CPF/CNPJ. Ou seja, se você possui mais de um imóvel, pode usufruir de todos os benefícios que a energia solar propõe a partir dos créditos de energia com um único sistema fotovoltaico.
Para isso, as unidades consumidoras precisam ser conectadas à rede da mesma distribuidora de energia.
Modalidade Geração Compartilhada
Essa alternativa libera a instalação de microgeradores de até 75kW ou minigeradores de 75kW a 5MW a partir de um investimento projetado por Pessoa Física ou consórcios (Pessoa Jurídica).
Ou seja, a geração compartilhada possibilita que todas as unidades consumidoras utilizem uma parcela de energia solar, buscando reduzir os custos de sua conta de luz como um único consumidor.
Vantagens
- Redução na conta de energia em até 95%;
- Valorização do imóvel em que foi instalado os sistema;
- Fácil manutenção;
- Instalação rápida;
- Longa vida útil;
- Autonomia em relação à ajustes tributários;
- Retorno do investimento em curto prazo;
- Promove a sustentabilidade;
- Fonte de energia gratuita;
- Possibilidade de ser utilizado longe da rede elétrica;
- Pode ser reciclado;
- O lucro do sistema rende mais que a polpança.